A Cirurgia da Mão é reconhecida como uma especialidade médica. Para obter título de especialista em Cirurgia de Mão são necessários seis anos de estudo para graduação em Medicina, três anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia (ou 5 anos de residência médica de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica), seguidos por mais dois anos em residência em Cirurgia de Mão e Microcirurgia. Ao todo, são necessários entre onze à treze anos de estudo para, após diversas provas teóricas e práticas, tornar-se especialista em Cirurgia da Mão.

 

A prática da cirurgia da mão trata dois tipos de afecções: traumáticas e não traumáticas. A primeira constitui-se de reimplantes de membros, fraturas de ossos, lesões em tendão, e lesões em nervo periférico. A segunda engloba patologias como dedo em gatilho ou martelo, artrose de dedos e punho, síndrome do Túnel do Carpo, Teonossinovite de Dequervain, entre outras.

Quando procurar um médico especialista em Cirurgião da Mão?

Sempre que surgir uma patologia que afeta o membro superior, ou seja, sintomas de dor e dificuldade de movimento são sinais de doenças ou lesões do membro superior e da mão, indicando o seu mal funcionamento.

 

Um especialista em Cirurgia da Mão pode trazer um resultado mais satisfatório para o retorno dos movimentos (sua função) e até de sua aparência (estética). As mãos são constituídas de uma estrutura complexa, o médico especialista está apto para prescrever o tratamento mais eficaz, e realizar cirurgias reparadoras, planejando um programa de reabilitação com mais conforto para o paciente. A busca por este especialista também pode diminuir o tempo de espera de recuperação, e também acaba diminuindo o risco de uma sequela definitiva que pode invalidar o membro.

 

As doenças da mão podem ser divididas em seis tipos: 

  • Congênita, quando o paciente nasce com a deformidade;

  • Degenerativa, devido ao desgaste;

  • Traumática, quando ocorre uma lesão devido a um trauma;

  • Tumoral, quando há a presença de tumor;

  • Reumática, tendo sua origem na doença reumatológica;

  • Esforço repetitivo, associado ao uso excessivo.

dr-fernando-alencar-cirurgia-mao6.jpg

CIRURGIA DA MÃO

O que é a Cirurgia da Mão como especialidade médica?

A Cirurgia da Mão visa tratar de forma bastante objetiva e assertiva afecções que impedem o bom funcionamento das estruturas que a constituem: articulações, ligamentos, músculos, tendões, nervos, vasos sanguíneos e ossos. Essas estruturas são interligadas e por isso o tratamento é planejado para que ocorra a reabilitação da mão como um todo para o seu normal funcionamento.

Motivo para confiar no especialista:

Um especialista que obteve titulação na Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) passou por um programa de treinamento próprio, e possui o hábito de acompanhar livros e periódicos específicos da área, nacionais e internacionais, possuindo maior domínio para tratar as patologias em membro superior. 

Você sabia?

Nos países desenvolvidos o atendimento emergencial das lesões traumáticas da mão por especialistas em Cirurgia da Mão já é consagrado. A função motora final da mão está intrinsecamente relacionada ao atendimento inicial dado ao paciente, sendo por isso importante o atendimento especializado já no momento agudo.

A Cirurgia da Mão é considerada, desde 2005, uma das 53 especialidades médicas, de acordo com a resolução CFM nº 1.763/05. Exige como pré-requisito titulação em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica.