Síndrome do Túnel do Carpo

sindrome tunel do carpo.jpg

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo acontece quando há um aumento da pressão dentro do túnel do carpo - um canal estreito do punho - e o nervo mediano sofre uma compressão. As dores são bastante incômodas e surgem, principalmente, no período da noite. Nos casos mais graves, pode ocorrer atrofia muscular e, ainda, a perda da sensibilidade da mão.

Quais são os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo?

Dor, formigamento e dormência nas mãos. Esses são sintomas 'rotineiros' para pessoas portadoras da síndrome do túnel do carpo.

Qual é o tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo?

O tratamento convencional consiste em usar medicamentos anti-inflamatórios e no uso de tala ao dormir para melhorar o posicionamento do punho, diminuindo assim a piora dos sintomas. Enquanto isso, o recomendado é fazer intervalos para descansar as mãos e os punhos e reabilitação/fisioterapia com profissional adequado para melhores resultados.

Síndrome do Túnel do Carpo precisa fazer cirurgia?

Quando as medidas descritas acima não são efetivas, então se faz necessário recorrer à cirurgia. É indicada para casos graves, em que há uma grande compressão do nervo ou quando os tratamentos anteriores apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

O Dr. Fernando Alencar atende em quatro locais em Fortaleza/CE. Confira os endereços e telefones abaixo: